Lançado em 5 de Junho de 2003, Dia Mundial do Meio Ambiente, pelo chairman e CEO da Alcoa Inc., Alain Belda, o programa Dez Milhões de Árvores faz parte de um ambicioso projeto ambiental da Companhia que visa a contribuir para a sustentabilidade global.
Nessa data, Belda plantou a milhonésima árvore em Poços de Caldas-MG, marcando o encerramento antecipado em cinco anos do programa Um Milhão de Árvores, iniciativa que uniu funcionários, comunidade, fornecedores e clientes da Alcoa em todo o mundo.
De 1998 a 2009, já foram plantadas 861.729 mudas nas imediações das localidades da Alcoa na América Latina e parques públicos pelos funcionários, clientes, fornecedores e visitantes das unidades da Empresa. Esse número corresponde a 37,4% da meta de 2,3 milhões a ser atingida até 2020.Somente em 2009, a Alcoa América Latina plantou 54.242 mudas de árvores que não inclui as áreas de reflorestamento e mineradas, para compensação ambiental e manutenção de paisagismo.
Como tudo começou
Em 1998, a Alcoa Inc. criou o programa Um Milhão de Árvores, com o objetivo de incentivar e dar a oportunidade aos funcionários da Alcoa de plantarem árvores, individualmente ou em conjunto, durante os próximos 10 anos, totalizando assim o plantio em 2008. O final desse programa aconteceu em 2003, antecipando a meta em cinco anos. Com isso, a Alcoa atua de forma comprometida com ações voltadas ao meio ambiente e oferece aos seus públicos o papel de participante ativo na promoção desse importante valor: o respeito ao meio ambiente.
O programa oferece conscientização e educação ambiental, reconhecimento na comunidade e entidades de classe, árvores saudáveis e ornamentais para as comunidades onde a Empresa atua, desperta a ação de voluntariado e promove a participação das comunidades.