Dicas de Sustentabilidade

Diariamente, nossas atitudes e escolhas têm um impacto no ambiente, seja no desperdício ou na preservação dos recursos naturais do nosso planeta.
  
Lembre-se: seus pais lhe entregaram um planeta onde você pôde viver. Como você vai entregá-lo para seus filhos?
  
Apresentamos a seguir, classificadas pelos temas mais críticos, dicas simples que podem ajudar muito. 

Uma boa economia de água e energia é possível utilizando a quantidade máxima (indicada pelo fabricante) na máquina de lavar roupas e na secadora.

Os aeradores são dispositivos que podem ser instalados nas torneiras para misturar a água corrente com o ar. Assim, menor volume de água é utilizado com a mesma eficiência.

Banhos de banheira consomem aproximadamente três vezes mais água do que os de chuveiro, por isso, evite seu uso freqüente.

Economize água utilizando apenas a vassoura para manter a calçada limpa, ao invés da mangueira. Caso haja necessidade de lavar a calçada, utilize água coletada da chuva.

Feche a torneira ao escovar os dentes ou fazer a barba.

Se você costuma regar o jardim, faça isso no final do dia ou bem cedo, evitando assim que o calor do sol evapore a água utilizada.

Colete água da chuva que escorre pelas calhas para regar as plantas, lavar a calçada e o carro.

O óleo de cozinha usado é um dos principais vilões da contaminação das águas: uma colher de sopa de óleo pode inutilizar milhares de litros de água. Armazene seu óleo de cozinha usado em garrafas PET e, caso não tenha nenhuma instituição a quem doar, utilize-o para fazer seu próprio sabão. A receita está no site www.triangulo.org.br.

Diminua o tempo do seu banho. Em cada minuto, você utiliza 16 litros de água, ou seja, cada minuto a mais do seu banho consome a quantidade de água que uma pessoa bebe por 8 dias.

Utilize uma bacia ou a própria cuba da pia para lavar frutas e legumes. Lavando-os sob uma torneira aberta, muitos litros de água serão gastos sem necessidade.

Torneiras pingando causam um enorme desperdício de água. Certifique-se de que as torneiras fiquem bem fechadas ou, se necessário, instale torneiras com temporizadores.

Ao lavar seu carro, use a água em um balde ao invés da mangueira.

Para lavar a louça, utilize uma bacia com água para ensaboar e outra para enxaguar.


O monitor consome a maior parte da energia necessária para o funcionamento do computador (80%). Portanto, configure seu computador para que o monitor desligue em caso de inatividade.

Evite posicionar a geladeira perto do fogão ou em locais atingidos diretamente pelo sol.-Antes de guardar os alimentos na geladeira, deixe-os esfriar.

Dessa forma, você poupa a energia elétrica para restabelecer a temperatura interna do eletrodoméstico.

Dentro da geladeira, deixe espaços entre os recipientes, assim o ar resfriado poderá circular melhor.

Sempre que puder, desligue os aparelhos da tomada.

Tente equilibrar o uso dos aparelhos para não sobrecarregar a rede elétrica, evitando, por exemplo, o uso do ferro de passar e do chuveiro quando muitos outros aparelhos estiverem ligados.

Em horários de pico, como das 18h às 21h, evite o uso de muitos aparelhos elétricos.

Quando um cômodo estiver vazio, apague a luz e desligue os aparelhos elétricos, evitando desperdícios.

Você pode economizar energia mantendo a chave de temperatura do seu chuveiro elétrico na posição Verão.

Caso costume dormir com o televisor ligado, acione o timer para que o aparelho desligue sozinho em determinado horário.

Dê preferência às escadas para subir ou descer poucos andares. -Além de economizar energia, esse é um ótimo exercício.

A luz natural pode ser bem aproveitada e reduzir o consumo de energia e o custo da iluminação artificial.

Existem diversos meios para isso, como a instalação de janelas amplas e cortinas claras, tijolos de vidro, telhas translúcidas ou clarabóias.

Para usar durante o verão, planeje proteções para as janelas ou áreas voltadas para o sol.-Utilizando persianas, a própria vegetação ou toldos é mais fácil manter a temperatura agradável, não exigindo tanto uso do ar-condicionado.

Lâmpadas fluorescentes iluminam mais e gastam menos do que as incandescentes. Além disso, sua durabilidade pode ser até 10 vezes maior.

Em ambientes como empresas, escolas, escritórios e áreas públicas de prédios a instalação de sensores de presença contribui para a economia de energia elétrica.

O selo Procel indica os produtos mais eficientes e que gastam menos energia. Ao comprar, procure esse selo nas lâmpadas e nos eletrodomésticos.

Economize energia do fogão e do forno de microondas simplesmente retirando os alimentos congelados do freezer algumas horas antes de serem consumidos, deixando-os descongelar naturalmente.

Utilize a panela de pressão para cozinhar alimentos como grãos e carnes, pois ela proporciona um resultado mais rápido e economia de gás.

Se for possível, dê preferência ao ventilador, que consome muito menos energia que o ar condicionado. -Mantenha limpas as lâmpadas e luminárias para conseguir maior aproveitamento da luz gerada.

Deixe as janelas e portas fechadas quando utilizar o ar-condicionado, assim o ambiente manterá a temperatura ideal por mais tempo.

Regule o termostato de sua geladeira de acordo com a estação do ano. No inverno, por exemplo, não é necessário o máximo de refrigeração.

Para economizar gás, aproveite melhor o calor mantendo as tampas nas panelas durante o cozimento.


Atitudes simples poupam recursos: Corte papéis usados em pedaços menores e utilize para rascunhos, recados e lembretes.

Revise seus documentos antes de imprimi-los, evitando desperdício de papel, e dê preferência ao uso de e-mails.

Você sabia que o papel exige grande quantidade de água e energia para ser produzido? Ao utilizar frente e verso dos papéis, você estará poupando muito mais do que as árvores, além de contribuir para menor geração de lixo.

Em 2006, a reciclagem de 30 mil toneladas do papel das caixas longa-vida poupou 600 mil árvores.

A cada tonelada de papel reciclada, salvam-se vinte árvores de áreas reflorestadaO papel de FAX não pode ser reciclado em função do seu revestimento.

Dê preferência ao envio de arquivos digitalizados por e-mail.

Recuse folhetos de propaganda se esses não forem interessantes para você, pois vão gerar apenas mais lixo.



Converse com seus vizinhos e entre em contato com uma cooperativa de catadores. Combine um dia da semana para que a cooperativa colete os materiais recicláveis que vocês armazenaram.

Não use a privada como lixo.

Muitos litros de água são gastos desnecessariamente para descartar resíduos sólidos como papel higiênico e tocos de cigarro.

Ao comprar, escolha bens duráveis e de qualidade, mesmo que um pouco mais caros. Produtos que precisam ser freqüentemente repostos agravam a produção de lixo.

Muitas farmácias já oferecem quiosques de coleta para embalagens de remédios, seringas e medicamentos vencidos. Utilize esses postos ao invés de descartar medicamentos no lixo comum.

Quando trocar seu telefone celular, descarte seu aparelho antigo, as baterias e o carregador num posto de coleta junto à loja de sua operadora.

Muitas partes descartadas dos alimentos são, na verdade, fonte de muito valor nutritivo. Folhas, talos, cascas e sementes podem ser usados em receitas, evitando o desperdício e o aumento de lixo.

Diminua a geração de lixo dando preferência a embalagens que atendam o consumo da sua família e/ou equipe. Por exemplo: se existe muito consumo de água mineral, compre embalagens de 2 litros ao invés de garrafas pequenas.

Ao invés de jogar no lixo revistas, livros, móveis, utensílios e outras coisas, encaminhe para a Assistência Social de sua cidade ou para instituições de caridade. Sempre existem pessoas necessitadas que farão bom uso do que você não quer mais.

Se puder, leve sua própria sacola ao fazer compras, evitando usar mais sacolas fornecidas pelos supermercados. Esse tipo de plástico, que em sua grande maioria vai parar nos lixões, leva 450 anos para ser desintegrado.

Antes de Reciclar, pense em Reutilizar os materias. Dar novos usos aos produtos que iriam para o lixo é uma grande contribuição!

Tenha sempre no seu carro uma sacolinha para o lixo.

O lixo jogado nas ruas causa problemas para todos. Exija do poder público a instalação de lixeiras e conscientize quem você puder!

Um pouco de café ou gordura (como margarina ou maionese) pode inutilizar vários quilos de papel para reciclagem, por isso, separe corretamente o lixo evitando que resíduos orgânicos possam danificar o lixo seco.

Prefira produtos com o mínimo possível de embalagens, gerando o mínimo de lixo.

Para que a reciclagem do lixo possa ser feita, o primeiro passo deve ser dado por você: a separação correta do lixo seco e do lixo orgânico.

Pilhas e baterias não devem ser descartadas em lixo comum, pois possuem componentes químicos que contaminam o solo e as águas, causando grandes danos à natureza e aos seres vivos. Separe as pilhas e baterias e procure um posto de coleta existente em sua cidade.

Vários produtos de consumo diário são oferecidos na versão refil. A embalagem de refil utiliza menos recursos para ser produzida e é mais facilmente reciclável, além de ser mais barata. Da próxima vez que fizer compras, procure o refil do café solúvel, da maionese, do shampoo, do detergente...

Na feira e no supermercado, compre apenas o necessário para a semana, assim você terá sempre alimentos frescos e evitará o desperdício.


Você já fez alguma coisa pela preservação do planeta hoje? Mexa-se, ainda é tempo!

Ao utilizar produtos de material reciclado, você contribui com a preservação do planeta evitando a extração de mais recursos naturais.

Você sabe qual e o impacto do seu estilo de vida no planeta? O site www.myfootprint.org poderá ajudá-lo nessa descoberta. Calculando a sua "pegada ecológica" você saberá o quanto está contribuindo ou não para a sustentabilidade do mundo e quantos planetas Terra são necessários para sustentar a sua rotina.

Ao consumir, prestigie as empresas que adotam atitudes sustentáveis. Isso funciona como um incentivo para que mais e mais empresas comecem a se engajar na preservação do planeta!

Pense nos seus fornecedores: escolha e contrate aqueles que se responsabilizam por todo o ciclo do material que fornecem, ou seja, produção, transporte, uso, descarte e reciclagem.

Envolva-se: apóie e participe de ações pela preservação dos recursos naturais do planeta!

O site www.iniciativaverde.org.br disponibiliza uma calculadora de CO2 para que você possa calcular a sua emissão anual de gases de Efeito Estufa e a quantidade de árvores que você deverá plantar para neutralizar essa emissão.

Disseminar os conceitos de sustentabilidade pode multiplicar suas atitudes em prol do planeta! Eduque as crianças, conscientize sua família, seus amigos e colegas. Logo, seremos muitos a contribuir com a preservação e o bom uso dos recursos!

Aproveite os meses do horário de verão para fazer mais atividades ao ar livre e desfrutar da luz natural, além da economia de energia, sua saúde agradece!

Você é consumidor! Tem o direito e o dever de exigir mudanças de atitude e posicionamento dos produtores e das marcas.

Utilize mais papéis e outros produtos reciclados. Essa atitude diminui a necessidade de extração de recursos naturais.

Ao produzir materiais institucionais ou brindes, pense nos produtos com o foco na sustentabilidade: produza algo que tenha várias utilidades, como, por exemplo, um marcador de páginas que pode ser usado para divulgar uma nova campanha ou evento, um calendário que pode trazer os valores da empresa, blocos com papel reciclado, entre outros.

Produtos certificados representam uma compra consciente. Os mercados ilegais são baseados em práticas como o contrabando, o desmatamento, a exploração de mão-de-obra, trabalho infantil ou escravo entre outras.


Quando optar por um imóvel, observe a seguinte dica: os ambientes voltados para o norte são mais frios no verão e mais quentes no inverno. Instale-se de maneira a aproveitar melhor esses ambientes e economizar em ar-condicionado e calefação.

O lado sul das habitações recebe a maior parte dos ventos frios, por isso devem ser previstas formas de proteção como muros, vegetação e poucas aberturas para o exterior. Essas medidas diminuem a necessidade de aquecimento artificial.

Lâmpadas de baixo consumo podem custar mais caro na hora da compra, mas representam mais economia e durabilidade no médio e longo prazo. Ao definir a iluminação das peças, procure direcionar e localizar as lâmpadas onde elas são realmente necessárias.

Sistemas de reuso da água e de coleta de água da chuva são um diferencial interessante na hora de decidir por um imóvel. Caso vá reformar a sua casa, pense nisso também.

Prefira as cores claras para a pintura interna de seu imóvel, pois isso reduz a necessidade de iluminação artificial.

As cores escolhidas para a fachada e para a cobertura dos imóveis influenciam diretamente a absorção do calor. Para exemplificar, uma fachada de cor clara - branca, areia, gelo - pode absorver 25% do calor do sol, enquanto uma fachada escura pode absorver até 90%.

Se você possui espaço, plante árvores frutíferas. Além de proporcionar sombra e alimento, elas contribuem com a limpeza do ar.

Revise as instalações elétricas do seu imóvel: fios desencapados ou mal isolados podem causar fuga de energia e, conseqüentemente, desperdício e despesa desnecessária.

A iluminação deve ser adequada para cada ambiente, considerando seu tamanho e sua funcionalidade.


Ande menos de carro e mais de carona, ônibus, metrô, bicicleta ou mesmo a pé!

Compartilhe o carro com outras pessoas e coopere na redução da emissão de gases de efeito estufa.

Esteja atento à manutenção do seu carro. Motores mal regulados consomem mais combustível e produzem mais dióxido de carbono.

Se for possível, dê preferência a combustíveis alternativos, como álcool, gás ou biodiesel.

Tenha sempre uma sacolinha de lixo dentro do seu carro.