Gestão ambiental e preservação dos recursos naturais

A Alcoa utiliza recursos naturais como bauxita, energia e água em suas atividades de mineração, produção e transformação do alumínio. A Companhia faz isso de forma responsável e trata da preservação ambiental com muita seriedade e excelência, investindo em tecnologia e pessoas para garantir sistema de monitoramento eficaz. A Companhia acredita que incentivar o respeito ao meio ambiente nas comunidades em que atua também é uma forma de preservá-lo.

A Companhia adotou, em âmbito mundial, a Estratégia Global de Sustentabilidade 2020, por meio da qual são estabelecidas metas claras e ambiciosas relacionadas a fatores como redução do consumo de água e de energia, o reaproveitamento e a reciclagem dos resíduos e a diminuição das emissões de gases.

As áreas de onde extraímos o minério retornam à natureza após um trabalho cuidadoso de reflorestamento. Essas áreas podem ter vários usos futuros, inclusive a criação e manutenção de parques ambientais – como já ocorre em Poços de Caldas-MG, em área transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural.

Os rios que nos proporcionam a energia elétrica de que necessitamos para nossas fábricas de alumínio continuam a correr depois de passar pelas turbinas, gerando uma energia natural, renovável e não-poluente.

A conservação dos recursos naturais e biodiversidade e a gestão ambiental de resíduos, efluentes e emissões são dois temas estratégicos para a Companhia e em constante evolução, demonstrando o compromisso da Alcoa com as atuais e futuras gerações.