A água, além de ser indispensável para a vida humana, é um assunto transversal aos campos da saúde, da economia, dos negócios, da educação, do meio ambiente, da tecnologia e da política. Enfim, é o elemento que melhor traduz a idéia de sustentabilidade.
É ainda um recurso elementar para a fabricação de qualquer produto ou prestação de serviços dos quais nossa sociedade moderna depende. Sem água, as sociedades e os negócios – como a própria vida – se tornam inviáveis.
Quando os primeiros processos industriais foram criados, ainda havia uma percepção de abundância de água. Pouca atenção era dada ao seu uso eficiente e ao controle da qualidade dos efluentes industriais.
Com a evolução social e aumento da demanda, os governos começaram a estabelecer mecanismos legais para regular o acesso à água, seu uso e sua qualidade. As indústrias passaram a se adequar a esses requisitos e, posteriormente, com a ideia de sustentabilidade, passaram a incluir a gestão estratégica da água entre seus programas mais importantes.
As alterações no clima trarão efeitos severos no uso da água, agravando o desequilíbrio entre disponibilidade e utilização em várias regiões do planeta. Mais uma razão para que qualquer instituição, seja empresa ou governo, deva ter um plano estratégico de água que considere não só a disponibilidade e a qualidade, como também a adaptação aos efeitos das mudanças climáticas, tais como enchentes e inundações.
Por outro lado também existem oportunidades. Com o aumento dos custos de captação e tratamento, a redução no consumo de água resultará numa vantagem competitiva para as empresas mais avançadas nesse assunto.
A Alcoa acredita que incentivar o respeito ao meio ambiente nas comunidades em que atua também é uma forma de preservá-lo. Mas o compromisso da Empresa com a natureza vai muito além, expressos em diversas iniciativas e ações sustentáveis.
Alguns fatos relevantes:
· 70% do planeta é constituído por água. Desse total, somente 3% consiste de água doce, sendo 98% correspondente a águas subterrâneas;
· 41% da população mundial vive próxima a bacias hidrográficas sob pressão. Prevê-se que, em 2025, dois terços da população mundial enfrentarão escassez de água;
· As mudanças climáticas agravarão estes desafios, ocasionando secas, elevação do nível dos oceanos e enchentes;
· A agricultura é a atividade humana que mais consome água: cerca de 70% do total;