Entre as tendências que marcam a evolução da democracia e da comunicação, em todo o mundo e também no Brasil, destaca-se o crescimento contínuo das exigências da sociedade com relação às empresas que, hoje, além de cumprir as leis, precisam também vivenciar ativamente uma postura ética abrangente, com relação a todos os stakeholders, que abarca desde seus produtos e respectivo ciclo de vida até a promoção da melhora da qualidade de vida das comunidades, passando pela excelência ambiental e pelo progresso econômico. Em uma palavra, pelos três pilares do que hoje se chama sustentabilidade.
Para poder receber da sociedade sua autorização para operar, é indispensável que a empresa adote a sustentabilidade como fator integrante de sua estratégia de negócios.
A Alcoa que sempre teve essa postura - muito antes ainda do surgimento desse neologismo - vem acentuando ainda mais seu compromisso nesse sentido. Essa atitude se comprova por diversos fatos concretos, entre os quais se destacam a criação do Conselho Juruti Sustentável, no Oeste do Pará, onde a Alcoa implantou uma nova mina de bauxita em intenso diálogo e interface com toda a comunidade, visando a promover seu desenvolvimento sustentável; o amplo trabalho voluntário realizado pelos funcionários, em favor de ONGs comunitárias, em todas as unidades da Empresa no Brasil, que tem o empenho de quase 70% dos funcionários; o apoio a áreas de conservação ambiental na Amazônia que abrangem mais de 10 milhões de hectares e muitos outros exemplos, como a redução das emissões de gases de efeito estufa e economia do uso de água nas fábricas.
Essas ações voltadas ao desenvolvimento sustentável refletem constantemente os Valores, Princípios e Sistema de Gestão da Alcoa. A Companhia se preocupa com os interesses das sociedades onde atua, cria e participa de conselhos comunitários, pois é a sociedade quem, de fato, legitima o trabalho da Empresa, em todas as suas unidades.
E a Alcoa vem sendo reconhecida por suas práticas sustentáveis. Em 2010 a Alcoa integrou, pela nona vez, o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Foi eleita por cinco vezes consecutivas uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.