Porém, o que essa mula não percebeu é que seu Avatar provavelmente fez um estrago gigantesco no planeta - e ninguém mudou a sua forma de pensar e agir por causa de uma cópia da Pocahontas encenada por thundercats.
Se você parar pra pensar no tanto de lixo e poluição que esse filme gerou até agora, era pro Cameron simplesmente se matar. Pense nas bilhões de toneladas de lixo não reaproveitável (e tóxico) que essa porra gerou, com os óculos 3D, bonequinhos, DVDs e toda as trapizongas tecnológias (foram milhões e milhões de HDs de terabytes para filmar essa merda de filme) que provavelmente vão para um lixão mais próximo. E ele ainda diz que vai salvar o mundo!
Enfim, fiquei puto lendo essa entrevista e resolvi criar aqui um top 5,5 de pequenas mudanças no cotidiano nerd que podem fazer uma diferença absurda, se praticadas em conjunto. Sempre acreditei que, com pequenas mudanças, podemos fazer muita coisa (se praticarmos em sociedade). Podemos não chegar ao ideal do Cameron, mas podemos fazer a diferença. Vamos lá!
Isso é uma coisa muito comum nos nerds (e até nos não nerds): você vai pra banca de jornal, compra um gibi e o jornaleiro coloca-o dentro de um saco plástico pra você levar pra casa. Muitas vezes, você até está com mochila, mas mesmo assim leva o gibi dentro do saco plástico e coloca tudo dentro da mochila. Isso não faz o menor sentido!
Se for comprar um gibi, não precisa de saco plástico. Leva na mão ou na mochila. Essas porras de saco plástico são um problemão na hora de tratar os resíduos.
Quem aí não adora deixar o PC ligado baixando lotando seu HD com
Isso gasta uma energia da porra. Então, se for deixar o computador ligado para baixar torrent, desligue tudo que puder: não tem sentido deixar ligados o monitor, impressora, scanner, caixa de som, tablet ou qualquer outro periférico que fica inútil na hora que você deixa seu computador só baixando torrent. Não custa nada.
Sabe quando você aperta o botãozinho de desligar a sua TV no controle remoto e a TV fica apagada, mas com aquela luz vermelha ligada? Bom, aquilo ainda tá consumindo energia.
A mesma coisa vale pro seu Nintendo Wii, PS3, conversor de TV a cabo ou DVD. Essas coisas não precisam ficar ligadas na tomada. É energia gasta à toa!
Eu faço o seguinte: tento concentrar esses aparelhos em tomadas bem próximas. Aí, quando estou saindo pra ir pro trabalho ou quando estou indo dormir, é só retirar a tomada e pronto. Tudo desligado!
Nós, nerds, somos compradores compulsivos de tecnologia. Saiu um videogame novo, todos compram. Viu uma placa de vídeo nova, com uma potência maior e resfriada à óleo, nossos dedos coçam para termos em nossas máquinas!
Eu entendo isso, pois eu adoro ter meu computador sempre com uma configuração foda para rodar os últimos games
Tem duas observações que faço para vocês:
a. Na hora de fazer o upgrade em sua máquina, vale esperar um pouco mais, juntar dinheiro e trocar somente pelas peças de última geração. Assim, você vai ficar com um computador pronto para rodar os jogos mais avançados por um bom tempo. Fiz isso há três anos e meu PC ainda roda todos os games com as configurações no máximo. Sei que pode demorar mais para você fazer o upgrade, mas no fim vale a pena, pois você fica com um computador potente por bem mais tempo, sem precisar de tantos upgrades ano a ano, e ainda não produz tanto resíduo sólido.
b. E aí você fez o seu upgrade, certo? Está todo pimpão com sua nova GeForce pronta pra bombar nos games de última geração. O que fazer com a velha? Pelo amor dos meus filhinhos, não jogue no lixo - essas porras têm material tóxico e podem foder com o solo onde forem jogadas. Ligue para o fabricante e pergunte onde há um posto de coleta especializado mais próximo. Eles têm que dar a orientação certa para esses aparelhos - que, muitas vezes, são reaproveitados em novas máquinas (mesmo quebrados).
Lembre-se: esse tipo de resíduo é delicadíssimo e precisa de tratamento especial. Não vá jogar essa porra em qualquer lugar!
Com nossa habilidade especial de comer besteiras e gerar resíduos com embalagens (seja de bonequinhos, revistas ensacadas ou acessórios de videogames) é bem grande, nós, os nerds, precisamos ter muito cuidado com o resíduo que geramos.
Não custa nada, pelo menos, separar o resíduo orgânico do inorgânico. Só isso já dá um adianto da porra! Se puder dividir também entre alumínio, vidro e papel, aí fica demais de bom da conta, sô, como diriam nossos colegas mineiros.
Se você quiser se aprofundar mais na gestão de resíduos, é só dar uma olhada no Google e pesquisar sobre reciclagem. Vocês sabiam que outro dia encontrei aqui no Parque do Ibirapuera um quiosque que sabe reciclar isopor??? Sinistro!
E, separando o lixo, não se esqueça de ver se o seu prédio tem esquema de coleta seletiva. Senão não vai adiantar nada, sua mula! E, se não tiver coleta seletiva, veja com o seu síndico como inserir o seu prédio na rota.