Universidade Aberta para a Sustentabilidade

CONCEPÇÃO 
A idéia da concepção da Universidade Aberta para a Sustentabilidade - UNIVERSUS surgiu em 2005, durante um ano sabático na Nova Zelândia, em que Eduardo Manoel Araujo teve a oportunidade de visitar, de participar, de estar em contato, e de promover iniciativas, buscando um desenvolvimento mais harmônico e sustentável. Estas iniciativas iam desde a produção e comercialização de produtos ecologicamente corretos, de alimentos orgânicos passando por compostagem, permacultura, agricultura biodinâmica, projetos e processos construtivos sustentáveis, energia sustentável, saúde holística, ecovilas, processos comunitários participativos, estilo de vida sustentável, até seminários, workshops e pesquisas em universidades.
Nessas ocasiões foram feitos contatos com pessoas e organizações inseridas em uma nova economia, e em alguns casos, com sistemas monetários complementares alternativos que propiciaram maior cooperação e trocas.
Na maioria dessas iniciativas foi percebido o esboço de um padrão em que se identificavam:
- Pessoas engajadas na pesquisa e na prática de soluções para uma vida sustentável e em harmonia com o planeta;
- Iniciativas inseridas em processos e organizações tradicionais mas, marginalizadas pelo sistema;
- Um desejo muito forte das pessoas de compartilhar, de colaborar e de ser reconhecido;
- Iniciativas isoladas umas das outras;
- Eventos e momentos de divulgação, ainda com pouco público.
Por outro lado, na participação em eventos, feiras, workshops, palestras, exibição de filmes, jogos cooperativos, círculos de estudo e diálogo, foi percebida grande quantidade de materiais e recursos, e de oportunidades de aprendizado que estavam acontecendo, e com potencial para abranger um público maior.

Essa constatação provocou a realização de reuniões de pessoas comprometidas com as iniciativas e conversas sobre a possibilidade do desenvolvimento de um currículo básico de aprendizado para a sustentabilidade.

Nesse ambiente foi constatado o efeito sinérgico provocado pelo simples encontro das iniciativas. Percebeu-se também, naquele conjunto de pessoas, a quantidade e qualidade de conteúdos e experiências que estavam prontas, só aguardando um público interessado em compartilhá-lo.
Assim, foi concebida a idéia da criação da Universidade Aberta para a Sustentabilidade – UNIVERSUS,  um espaço baseado num currículo de aprendizagem que promova o encontro de pessoas interessadas nesse aprendizado, e as oportunidades de conhecimento de iniciativas sustentáveis, de contato com os conceitos relacionados ao tema e de pesquisa, desenvolvimento e cooperação nessa área.

A Universidade Aberta para a Sustentabilidade - UNIVERSUS vem promover o encontro das pessoas e das iniciativas nos diversos segmentos da sustentabilidade, e com isto criar um espaço vibrante, sinérgico, criativo e colaborativo entre essas pessoas, que também se torna atraente para todos aqueles desejosos de se envolver, de conhecer e de atuar com maior engajamento na promoção de um desenvolvimento sustentável e a favor da vida.

OBJETIVO PRINCIPAL
Esse projeto tem por objetivo criar e implantar a UNIVERSIDADE ABERTA PARA A SUSTENTABILIDADE - UNIVERSUS, voltada a formação de um Ser Humano Integral em suas dimensões corpo, mente e espírito, através da elaboração de um cronograma de atividades e definição dos recursos necessários para seu encaminhamento e funcionamento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compartilhar conhecimentos e práticas de desenvolvimento sustentável com
- Desenvolver a visão sistêmica das pessoas e das organizações;
- Desenvolver e propagar novos conhecimentos, métodos, recursos e projetos;
- Promover o encontro e a sinergia das iniciativas;
- Pensar, pesquisar e articular globalmente criando projetos piloto locais.

VALORES AGREGADOS
- Estimulação do desenvolvimento pessoal, profissional, organizacional e comunitário, visando o desenvolvimento sustentável com qualidade de vida;
- Aumento do aproveitamento das oportunidades de capacitação e  diálogos já existentes;
- Criação de um ambiente de colaboração entre os parceiros, para estudo, pesquisa, desenvolvimento e disseminação de projetos que contribuam com o desenvolvimento sustentável e qualidade de vida;
- Facilitação e democratização da propagação de conhecimentos e práticas;
- Facilitação da união de pessoas, instituições governamentais, empresas,  associações, organizações, poder legislativo e judiciário, visando a produção e o compartilhamento de conhecimentos e práticas de sustentabilidade com qualidade de vida.

PREMISSAS DE IMPLANTAÇÃO
- Atuação em rede.
- Apoio de patrocinadores e parceiros.
- Equipe disponível, comprometida e capacitada.
- Recursos iniciais.
- Currículo e definição dos processos e padrões.