Mineração e sustentabilidade

Excelência em mineração
A Alcoa atua no setor de mineração de bauxita utilizando as melhores práticas de recuperação de áreas. A reabilitação de locais minerados no País já era realizado pela Companhia bem antes da Constituição de 1988, que estabeleceu a obrigatoriedade dessa prática pelas empresas do segmento.

Em Poços de Caldas (MG), onde está presente há 45 anos, foi implementado um sistema de reabilitação em 1978, que virou referência mundial, tendo sido reconhecido duas vezes pelo Prêmio de Excelência Ambiental - 1993 e 1999-, concedido pela Alcoa Inc.
Poços serviu de modelo de revegetação até para a legislação ambiental. Atualmente, o total de áreas reabilitadas é de aproximadamente 400 hectares, mantendo o foco nas atividades que ajudam o meio ambiente a se regenerar, proporcionando assim um equilíbrio para as plantas e a vida selvagem.

No município de Juruti, no oeste do Pará, onde a Empresa iniciou trabalho de mineração em 2009, as áreas recuperadas seguirão as mesmas práticas de excelência adotadas em Poços de Caldas e nas operações similares.

A Alcoa também possui 8,5% de participação nas atividades da MRN (Mineração Rio do Norte), em Porto Trombetas, Oriximiná (PA). A partir da bauxita minerada em Poços de Caldas e na MRN, a Companhia produz alumina nas refinarias de São Luís (MA) e Poços de Caldas. A maior parte desse material passa pelo processo de redução nessas mesmas unidades, sendo transformado em alumínio.